LIMPEZA DE CALHAS
As calhas são essenciais para evitar os problemas causados pelo excesso da água da chuva. Além da instalação correta, outro ponto fundamental é a limpeza de calhas. Essa tarefa deve ser feita periodicamente para que o escoamento da água continue eficiente, garantindo proteção à sua casa ou empresa.
Como as calhas ficam expostas na área externa do imóvel, elas podem acabar acumulando folhas, galhos e outras sujeiras, e com o tempo, esse material bloqueia a passagem da água e impede que as calhas façam o escoamento correto, o que pode gerar problemas como alagamentos e infiltrações. Entre esses, estudos recentes realizados com informações de Agentes de Saúde, concluiu-se que 80% das calhas residências servem de criadouros do mosquito Aedes Eegypti.
Lembre-se: Os ovos do mosquito sobrevivem por mais de 450 dias em ambientes secos e em contato com a água, eclodem dentro de 7 ou 10 dias. Em sua residência ou empresa podem ter ovos que foram depositados no ano passado e eclodiram apenas agora.
Diante disso, é essencial fazer a limpeza de calhas e rufos com frequência. De forma geral, o indicado é realizar essa tarefa, pelo menos, duas vezes por ano. Porém, vale ter atenção a períodos com maior volume de chuva ou com temporais frequentes para evitar a obstrução dos canais e garantir a segurança dos seus familiares, colaboradores e vizinhos.