DESCUPINIZAÇÃO
Os cupins são insetos que destroem silenciosamente móveis e estruturas de madeira. Sabe aqueles bichinhos alados que entram no ambiente e ficam voando embaixo da luz?
Na verdade, são cupins com asas, que vão acasalar e formar um ninho. É importante eliminá-los logo nesse estágio. Porém, algum pode escapar, perder as asas e se encaminhar para o objeto que contém celulose mais próximo. A partir desse momento, eles podem trabalhar em silêncio construindo seu império. Você só percebe aqueles sinais clássicos do cupim, como o pó, tempos depois de iniciada uma infestação. Apenas 10% dos cupins são considerados pragas, causando prejuízos nas áreas rurais e urbanas, entre eles, as espécies mais comuns são:
Nasutitermes spp (cupim arborícola); Cryptotermes brevis (Cupim de madeira seca); Coptotermes gestroi e Heterotermes spp Heterotermes spp (Cupins subterrâneos).
Os cupins causam um grande prejuízo a donos de imóveis. Consomem peças ou mobílias de madeira. Infestam desde casas a grandes edifícios, diminuindo, em alguns casos, em até 30% o valor venal do imóvel. Para que se realize um bom trabalho de controle de cupins, o tratamento químico é importante, contudo, outros tipos de manejo ajudarão em todo o processo de controle:
- O 1º grande passo é a realização de uma boa e minuciosa vistoria no local ou peça a ser tratada;
- Identificação da espécie infestante (fato determinante para a escolha da metodologia de controle a ser utilizada);
- Tratamento focal, no móvel ou objeto atingido;
- Barreira química com calda inseticida;
- Polvilhamento com inseticida em pó.
Além da técnica convencional para controle de cupins de madeira seca e subterrâneo, a MASTER SOLUÇÕES conta também com a o uso de um sistema de monitoramento e iscagem para algumas espécies de cupins subterrâneos. Esse sistema elimina a colônia de cupins subterrâneos sem a necessidade de furar pisos ou paredes.
Sistema CUPINOUT – como funciona?
- No sistema de iscagem CUPINOUT, não é necessário sair do ambiente tratado por não se utilizar inseticidas. Aqui a estratégia é fornecer um ingrediente ativo inibidor de crescimento aos cupins.
- As operárias dos cupins serão contaminadas e não conseguirão alimentar o restante da colônia que morrerá de fome independentemente do local em que estiver.
- Então o alvo principal (rainha) será afetado e morrerá. O ativo da isca é específico para cupins e não afeta outras espécies.