DESRATIZAÇÃO
Existem cerca de 2.000 espécies de ratos, que representam 40% das espécies de mamíferos existentes. Cerca de 50 espécies são consideradas pragas urbanas no mundo todo, a maioria da família Muridae e 03 principais possuem relação sinantrópica com o homem: Mus musculus (camundongo), Rattus rattus (rato preto) e Rattus novergicus (ratazana).
Os ratos são causadores de grandes danos econômicos para a indústria e empresas em geral. Segundo estimativas, danificam de 5 a 10 vezes mais do que consomem de alimentos. Destroem cerca de 20% da produção mundial de grãos. Os danos podem se estender desde a produção até o armazenamento. Os galpões entre outros comércios são locais que criam condições ideais para sua proliferação, os 4 AS: ACESSO, ALIMENTO, ÁGUA E ABRIGO.
Os ratos se destacam como vetores de transmissão de inúmeras doenças ao homem participando da cadeia epidemiológica, de forma direta ou indireta, de pelo menos 55 enfermidades, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).
Raticidas caseiros e soluções domésticas nem sempre são eficientes para os roedores. Isso porque eles são espertos e conseguem identificar qualquer mudança no ambiente ao qual estão habituados. Sem falar de produtos clandestinos que são comercializados como soluções caseiras, que podem colocar em risco a vida das pessoas.